top of page
Curso de Extensão- Planejamento Conflitual: Uma introdução ao planejamento em contexto de conflito social - 2020
 


Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional – IPPUR/UFRJ

Inscrições: Até 13 de novembro de 2020 no Link disponibilizado.
Número de vagas: 80 pessoas, com prioridade para militantes de movimentos populares e de organizações da sociedade civil.
Este curso tem por objetivo qualificar militantes de movimentos populares e de organizações da sociedade civil para elaborarem propostas de planos, programas, projetos e ações alternativos de intervenção nos territórios, que contribuam para coesionar os grupos sociais interessados e fortalecê-los na resistência a processos compulsórios de expropriação ou remoção, assim como em processos voltados à requalificação e melhoria das condições de vida de seus bairros, comunidades, municípios. 
O conceito básico é que o Planejamento pode ser utilizado como instrumento nas lutas contra as desigualdades territoriais, a injustiça urbana e ambiental, que inscreve nos espaços sociais a exploração do trabalho, o racismo, o machismo e o patriarcalismo. O objetivo de curto, médio e longo prazo é o da autogestão territorial, fundado no princípio de que é possível e necessário “Lutar para planejar e Planejar para Lutar”.

 

O curso é gratuito e será oferecido de forma virtual na Plataforma Google Meet no período de 16 de novembro a 23 de dezembro de 2020. Carga Horária: 24 horas – 12 sessões de 2 horas. 2a e 4a feira de 18 às 20 horas

 

Promoção: 


Núcleo Experimental de Planejamento Conflitual / Laboratório Estado, Trabalho, Território e Natureza / Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional/Universidade Federal do Rio de Janeiro - NEPLAC/ETTERN/IPPUR/UFRJ
Universidade da Cidadania Livre-Resiste
Co-Promoção: 
Escritório Popular de Planejamento e Engenharia Urbana / Centro de Estudos em Planejamento e Políticas Urbanas da Universidade Federal do Paraná - EPPEU/CEPPUR/UFPR.
Laboratório de Habitação e Assentamentos Humanos / Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo - LABHAB/FAU/USP
Professores:
Carlos Vainer (IPPUR/UFRJ), Fabricio Leal de Oliveira (IPPUR/UFRJ), Giselle Tanaka (IPPUR/UFRJ), José Ricardo Vargas de Faria (CEPPUR/UFPR), Karina Leitão (LABHAB/USP), Luis Régis Coli Silva Jr. (IPPUR/UFRJ) e Renato Emerson dos Santos (IPPUR/UFRJ).

SESSÕES

 


Sessão 1 - A cidade capitalista: origens e evolução. 16 de novembro.
Revolução agrícola, fechamento dos campos, industrialização, concentração de força de trabalho, a cidade industrial. A moradia da classe trabalhadora.  A situação da classe trabalhadora na Inglaterra

 

Sessão 2 Nascimento e evolução do planejamento urbano. 18 de novembro.
Haussmann, higienistas, cidades-jardim. Os reformadores. O Planejamento modernista. Zoneamento. Renovações urbanas (Moses). Lutas urbanas.

 

Sessão 3 – A cidade brasileira: origens e evolução 1. 23 de novembro.
A cidade colonial. As reformas urbanas da virada do século XIX-XX. O higienismo e o Haussmanianismo tropicais. Importação de modelos. Lutas urbanas: Revolta da vacina. 

 

Sessão 4 – A cidade brasileira: origens e evolução 2. 25 de novembro.
Urbanização, migrações campo-cidade, industrialização. Favelas, periferias. Políticas urbanas e habitacionais – 1945 – 1964. Lutas urbanas.

 

Sessão 5 – A cidade brasileira: origens e evolução 3. 30 de novembro.
A cidade da ditadura militar. O BNH. O planejamento centralista-autoritário-tecnocrático. Lutas urbanas.

 

Sessão 6 – Transição democrática: lutas democráticas, lutas urbanas. 2 de dezembro.
A crise do planejamento centralista-autoritário-tecnocrático. As lutas e reivindicações urbanas. A Constituinte e a Reforma Urbana. O Estatuto da Cidade. Direito à cidade como plataforma de democratização de acesso a bens e serviços urbanos 

 

Sessão 7 – A Cidade Neo-liberal. 7 de dezembro.
Cidade mercadoria, cidade negócio. Parcerias público-privadas. O Planejamento estratégico de cidades.

 

Sessão 8 – Modelos e Experiências de Planejamento Alternativo. 9 de dezembro.
Planejamento advocatício, comunitário, radical. Planejamento insurgente. Espaços convidados e espaços inventados. Auto-gestão – Direito à cidade como perspectiva de auto-gestão e revolução urbana.

 

Sessão 9 – Planejamento Conflitual. 14 de dezembro.
O que é? Princípios. Uma alternativa ao modelo x modelo alternativo.

 

Sessão 10 – Experiências de Planejamento Conflitual 1. 16 de dezembro.
Apresentação e discussão de experiências.

 

Sessão 11 – Experiências de Planejamento Conflitual II. 21 de dezembro.
Apresentação e discussão de experiências.

 

Sessão 12 – Lutar para Planejar, Planejar para Lutar. 23 de dezembro.
Sessão de encerramento.

NEPLAC_CURSO_DE_EXTENSAO_QUADRADO_BASE_e
bottom of page