top of page

Pesquisa: Planejamento e Assessoria Popular em Conflitos Urbanos e Territoriais no Brasil (2022-2024)

RESUMO

Os investimentos em renovação urbana em Nova Iorque nos anos 1940 e 1950 engendraram movimentos que reivindicavam a reconfiguração dos processos de planejamento especialmente centrados em organizações comunitárias. No caso brasileiro, especialmente na década de 1970, mobilizações de movimentos de moradia em São Paulo e outras metrópoles, além de diversos conflitos fundiários urbanos e rurais envolvendo movimentos sociais, também acionaram experiências de planejamento comunitário ou popular como repertório de ação política. Nos últimos anos, diversas iniciativas promovidas pelo Estado e parceiros privados têm produzido processos de despossessão da população de baixa renda no Brasil. Em contraponto, diversas experiências de resistência têm confrontado esses processos, recorrendo a estratégias variadas. 

Nessa perspectiva, o objetivo geral deste projeto é identificar e caracterizar experiências de planejamento e de assessoria popular articuladas a iniciativas autônomas de comunidades e movimentos sociais relacionadas à luta pela terra e a resistências a processos de remoção, despossessão e desterritorialização, dentre outras mobilizações sociais relacionadas ao processo de produção da cidade e do território.

A diversidade dos contextos de conflito, das práticas e metodologias de assessoria e planejamento, dos agentes envolvidos, tem ensejado iniciativas de análise, sistematização e teorização sobre tais experiências, como aquelas desenvolvidas por redes e grupos aos quais se integra a equipe reunida nesse projeto. A pesquisa proposta visa consolidar esse processo. 

O trabalho será desenvolvido em 2 etapas: (i) levantamento de experiências brasileiras de planejamento e assessoria, identificando o contexto e as configurações dos conflitos; (ii) desenvolvimento de análises temáticas, por meio de estudos multicaso, com ênfase nos repertórios de ação e nas características dos conflitos associados, visando uma aproximação crítica que contribua para a teorização sobre o tema.

ETTERN_logo.png
logo_ippur_png.png
UFRJ_LOGO_edited.png
bottom of page